OBRIGADO POR ACESSAR

Olá queridos amigos e amigas.

O Projeto Betesda é um espaço para você encontrar uma palavra de misericórdia, ânimo e esperança.

Nossos contatos são: ateosilva@gmail.com
Fone (35) 3441-1739

Ligue Pra Vida: (35) 3441-7136 - Neste número você encontrará uma palavra amiga para todas as horas do dia. O serviço é gratuito e você ainda pode deixar gravado o seu recado.

Um Abraço caloroso!

Revº Antonio Teotonio da Silva

Pesquisar este blog

sábado, 23 de julho de 2011

A Importância de uma amizade verdadeira

& Eclesiastes 4:9-12 e Provérbios 17:17

Introdução: Quantos amigos você tem? Amigos de verdade - aquele disposto a perder por você? Perder o tempo dele que poderia ser dedicado a outras coisas? Perder oportunidades para ouvir de novo aquela sua velha história? Perder horas de sono; perder um final de semana de descanso merecido porque você não está bem...?

Vivemos na “geração solidão”. Fazem parte dessa geração pessoas sem amigos de verdade; aquelas pessoas que cultivaram amizades por motivações erradas e hoje não os têm mais na lista de amigos... Nesta “geração” as pessoas têm 1000 contatos no celular, mas nenhum amigo, apenas contatos. Empresários têm pilhas de cartões com telefone e e-mails, mas nenhum amigo, apenas clientes... Médicos e outros profissionais têm suas agendas cheias semanalmente com horários disponíveis às pessoas – para seus pacientes, muito provavelmente nenhum daqueles horários foi reservado para um amigo. Pastores visitam, ensinam pregam... têm contato com uma infinidade de pessoas pela cidade, horas de gabinete agendadas, visitas marcadas com antecedência... nenhum tempo para o cultivo de uma amizade...

Vivemos na “geração pressa”. Ninguém mais tem tempo para perder com quem não consegue andar sozinho – as pessoas perceberam que as possibilidades de sucesso e liberdade tem um prazo determinado, como “prazo de validade” – investem tudo dentro desse espaço de tempo e não sobra mais tempo para rir com amigos; para comer pipoca com amigas no sábado à tarde, para “jogar conversa fora”. Aquele tipo de pessoa que vive no seu mundinho agendado está ficando cada vez mais só.

Vivemos na “geração intimista”. O mercado descobriu que as pessoas estão morando sozinhas, que elas cultuam desejos e sonhos singulares para a vida (porque, muito provavelmente a presença de uma outra pessoa iria tolher sua liberdade de escolha ou pelo menos reduzir as possibilidades) – nas grandes redes de comércio você já encontra porções individuais para consumo – as propagandas em sua maioria visam o “VOCÊ” – no singular.

É num conflito dessas três gerações que somos vítimas de um sistema que estabelece prioridades no seguinte sentido: “para mim primeiro”; “apenas dentro do meu contexto familiar-íntimo”; “eu quero isso”; “aquela pessoa me irrita...”.

Com isso, nos tornamos vítimas de abusos, assaltos, incompreensões... e isso nos afeta tanto que não conseguimos confiar mais nas pessoas que oferecem algum tipo de ajuda, nem mesmo naquelas que estiveram por perto algum dia – você certamente pensa assim: “Onde será que anda fulano (ou fulana)?”, e acaba por concluir sozinho mesmo: “Ah! Deixa pra lá!”.

Você é um ser solitário que vive no meio de muita gente? Você é daqueles que consegue escrever uma lista de conhecidos e não consegue colocar três nomes de pessoas chegadas num papel?

Você não está sozinho nesse dilema – esse é um problema de nossa geração – “cada um pra si e Deus pra todos!”.

Tenho boas notícias para nós nesta noite: O Deus soberano já sabia que o ser humano chegaria neste problema de pressa/descrédito/individualidade... em nossa geração.

Deus propõe uma fórmula simples para resolver este problema: “Arranje um amigo!” – “Arranje uma amiga!”.

Aspecto proposital: é sempre melhor não estar sozinho:

1. Porque a dedicação ao outro faz com que o trabalho e a produção rendam mais (v.9 – “Duas pessoas juntas podem lucrar muito mais do que uma sozinha, porque o seu trabalho vai render mais”).

C Dedicação altruísta => aquela sem desejo de tirar proveito;

C Dedicação Extraordinária => aquela sem medir tempo para saber se vai compensar o investimento na demanda;

C Dedicação amorosa => aquela que vê o bem estar do outro quando ele percebe que é amado.

Quantas vezes nós dedicamos tempo àquelas causas que julgamos perdidas, mas que nosso amigo ainda acredita nelas?

Quantas vezes deixamos de lado nossos preconceitos para ajudar um amigo em perigo?

Se você deseja arranjar um amigo de verdade, sua dedicação a ele terá de ser pra valer! Não poderá impor as suas regras antes de amadurecer o relacionamento.

2. Porque a sensibilidade ao outro sustenta nossa necessidade de proteção (v.10 – “Se uma delas cair, a outra a ajuda a levantar-se; mas o homem sozinho, quando cai, está em má situação”).

C Sensível às necessidades de comunhão – tempo para estar junto sem que a agenda domine o tempo e a situação;

C Sensível às necessidades emocionais – tempo para cultivar um relacionamento propício à abertura de coração - estabelecimento da confiança;

C Sensível à vulnerabilidade do outro – o solitário é alvo fácil – ele é carente, é tímido, é inexperiente no trato com as pessoas – ao mesmo tempo em que não confia em ninguém, abre-se para aquele que demonstra alguma ajuda.

3. Porque a disponibilidade ao outro abençoa em períodos de carência (v.11 – “E quando a noite está fria, duas pessoas usando o mesmo cobertor esquentam uma à outra. Mas uma pessoa sozinha, como vai se esquentar?”).

C Disponibilidade requer tempo com qualidade – não podemos ter amigos eternos enviando um e-mail com pensamentos filosóficos e palavras agradáveis – amigo que é amigo investe tempo no relacionamento, mesmo que não tenha retorno à curto prazo;

C Disponibilidade requer amor incondicional – amigo que impõe condições na amizade já começou mal – o amor deve ser incondicional, deve ser liberado em favor das pessoas plenamente;

C Disponibilidade requer confiança plena – você tem de olhar para aquela pessoa que é digna de sua amizade com confiança plena – ele dever ver em nós alguém que está investindo em seu relacionamento;

4. Porque a solidariedade ao outro não o deixa à mercê de suas lutas (v.12 – “Uma pessoa sozinha corre o risco de ser atacada mas duas pessoas juntas podem se defender melhor. E se forem três, melhor ainda; a corda trançada com três fios não arrebenta facilmente”).

C Solidariedade é um atributo raro => ele foi minado pela individualidade – investe-se apenas em algo que oferece retorno compensável – “gastam-se velas boas, apenas com defuntos bons” – um ditado muito admirado e seguido à risca;

C Solidariedade é um atributo necessário => ele é um combustível para ajudar nas crises de confiança – as pessoas estão perdendo o senso de importância no meio das crises – apenas o investimento sincero de confiança do amigo é que devolve a auto-estima e revigora a dignidade, criando assim a confiança;

C Solidariedade é um atributo rico em idéias e imagens para ajudar o outro a ser digno, ou sentir-se digno novamente.

Como podemos conseguir amigos assim? Você precisa de um amigo que seja dedicado, sensível, disponível e solidário? Essa pessoa existe? Sim, se investirmos nela, ela será um oásis nesse deserto: Provérbios 17:17 =>

· “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”. (ARA).

· “O amigo é sempre leal, mas na hora da dificuldade ele se torna mais que um amigo; passa a ser nosso irmão” (BV).

Você ainda tem dificuldades de iniciar um relacionamento assim? O mundo deturpou muito a idéia de amizade íntima? Então comece da maneira correta; ou seja, Comece com Jesus – João 15:13-15 – Amigo de verdade dá a vida em favor do outro.

Jesus é o mais sincero e leal amigo que você poderá encontrar neste mundo. Para ter o privilégio dessa amizade ímpar basta apenas ser apresentado a Ele – podemos fazer isso agora mesmo. Nas semanas seguintes nós vamos ver como Jesus investiu em seus amigos. Veremos como Ele tinha um círculo mais íntimo e investiu neles.

Não se iluda com uma agenda cheia de contatos, cultive amizades verdadeiras com poucos e bons amigos e vocês serão ricamente abençoados.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Quando o inesperado é para a glória de Deus?

& João 11:1-45

Introdução: Permitam-me contar a História de Lázaro através de alguns versículos:

C v.3 => Marta e Maria mandaram dizer a Jesus: “Senhor, está enfermo aquele a quem amas”;

C v.5 => Amava Jesus a Marta, e a sua irmã e a Lázaro.

C v.6 => Jesus ainda se demorou dois dias onde estava.

C v.14 => Jesus disse aos seus discípulos: Lázaro morreu.

C v.17 => Jesus chegou e encontrou Lázaro já sepultado, havia quatro dias.

C v.20-21 => Marta disse: “Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão”.

C v.32 => Maria disse: “Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido”.

C v.38 => “alguns que lá estavam” disseram: “Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que este não morresse?”.

C v.39 => Ordenou Jesus: “Tirai a pedra!”

C v.40 => “Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?”.

C v.43 => Jesus clamou em alta voz: “Lázaro, vem para fora!”.

C v.44 => “saiu aquele que estivera morto...”.

C v.45 => “muitos...; vendo o que Jesus fizera, creram nele”.

Esta história, como muitas outras na Bíblia quer nos desafiar a deixar Deus mexer em nossas situações ordeiras. A nossa estabilidade que gera conformidade, organização, auto-controle, situações ordinárias que nos fazem controlar e dirigir a nossa própria vida, não deixando espaço para Deus revelar o seu melhor para nossa vida.

O que uma reviravolta na vida pode me ensinar?

1º. Marta e Maria, assim como nós, somos defensores daquilo que gera estabilidade:

C situações de vida sempre em ordem;

C situações de saúde e financeira sempre sob controle;

C decisões sempre tomadas dentro dos nossos limites;

C As irmãs mandaram avisar que Lázaro estava doente dois dias antes de sua morte – é tempo de sobra para Jesus vir e colocar as coisas em ordem, como sempre desejamos;

C Vida ordinária gera cobrança ordinária:

C “se estiveras aqui...”

C “Senhor, já cheira mal...”

C “Por que demoraste, Senhor?... Por que o Senhor parou para atender aquela velha que já estava à morte mesmo. Cinco minutos antes, minha filha ainda estaria viva!” (Mc 5).

C Vida certinha é objeto de culto – Paulo chama isso de culto ao próprio ventre...

C Vida ordinária gera orações ordinárias e orações ordinárias matam a nossa fé!

2º. Jesus veio para revelar o extraordinário de Deus:

C Ele chegou quatro dias depois do sepultamento – alguns judeus criam que a alma do morto ficava rondando a casa por até 24 horas, podendo ou não voltar para o corpo. Até esta expectativa já tinha acabado!

C Jesus responde no presente aquilo que cobraram dele no pretérito mais que perfeito: Seu irmão há de ressurgir...”

C Jesus estava para revelar-lhes grandes surpresas e mudar-lhes para sempre...

C Para Deus não há impossíveis...

3º. Toda situação extraordinária é bênção para nós:

C Aquela que rouba a nossa estabilidade;

C Aquela que bagunça a nossa agenda certinha;

C Aquela que estremece a nossa razão e tira o nosso chão;

C Aquela que nos deixa sem recursos humanos e materiais...

C É Deus dizendo: “Não temas, crê somente!” C Romanos 5:3-5 – devemos dar as boas vindas à tentativa de desestabilização – uma vida estabilizada não está pronta para a perseverança, nunca alcançará a verdadeira experiência e, por isso mesmo, não fará uso da esperança.

C Quando a situação extraordinária vir com tamanha força à ponto de arrebentar com a sua vida ordinária, diga: “Glória a Deus!”

C É o momento do Deus extraordinário agir!

C É o momento do Deus extraordinário abençoar!

C É o momento do Deus extraordinário juntar os cacos que sobraram e dizer: “Não poderei fazer de vós outro vaso? Eis que como barro nas mãos do oleiro, assim sois vós em minhas mãos, diz o Senhor dos Exércitos” (Jeremias 18:6)

O que fazer quando o extraordinário acontecer:

1º. Vá para o quarto de oração e quebrante-se diante de seu Deus (Mateus 6:6). Se há algo para revelar de seus medos, das suas preocupações, que tudo o que você estava seguro acabou – que você não tem mais nada agora... este é o momento de abrir-se para Deus.

2º. Diga assim para Deus:

C “Senhor, faliu! Tudo o que eu tinha desmoronou!”

C “Acabou, Senhor!”, “Não tenho mais forças e nem recursos!”

C “O plano de saúde não cobre, Senhor!”, “O resultado do exame deu maligno, Senhor!”

C “Só tenho um bocado de farinha e um pouco de azeite, Senhor!”

C Não esconda nada; fale tudo – revele o medo de estar tão vulnerável agora!

C “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”

3º. Glorifique a Deus – “Nu sai do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21)

C Apenas vidas de fé extraordinárias glorificam a Deus – vidas de fé ordinárias glorificam a si mesmas!

C Apenas orações extraordinárias serão ouvidas e atendidas (Salmo 37:4-5) – orações ordinárias não passam do teto!

C Apenas vidas com experiências extraordinárias conhecem verdadeiramente a Deus (Jó 42:3,5) – experiências ordinárias matam Deus da vida, da igreja, da família, de tudo!

C Foi isso que Jesus quis dizer quando disse: “O ladrão vem somente para matar, roubar e destruir; eu vim para que tenha vida (apesar de: roubada, matada e destruída)... e a tenham em abundância – Esta é a verdadeira extraordinariedade da vida!

sábado, 9 de julho de 2011

A Graça Manifesta nas Tempestades da Vida

& Marcos 4:35-41

“...levantou-se grande temporal de vento e as ondas se arremessavam contra o barco...”

Introdução: O que precisamos saber sobre as tempestades?

1º. Que elas têm poder de destruição:

C Poder encontrado na força dos ventos;

C Poder na altura das ondas;

C Poder na quantidade de chuva.

2º. Que elas vêm sobre todos os barcos (ou casas):

C Sobre os ricos e os pobres;

C Sobre os fortes ou fracos;

C Sobre os prevenidos e sobre os desprevenidos;

3º. Que elas sempre emitem um “aviso de chegada”:

C “nuvens escuras” => costumamos dizer: “aí vem...”

4º. Que toda tempestade passa! Ela tem um tempo definido, propósito e rumo certos... mas depois vêm a bonança.

Há ainda um elemento que precisamos saber, mas vou deixá-lo para depois.

Por que precisamos desse tipo de informação?

1. Todo ser humano enfrenta tempestades!

C “tempestade” de idéias e pensamentos ruins...

C “tempestade” de problemas – nem acabou de resolver um e logo aparece mais...

C “tempestade de pavor” – aqueles que sonham com os problemas que ainda não aconteceram (talvez nem aconteçam)...

C “tempestade de pânico” – aquela que deixou marcas que foram devastadoras – dói só de lembrar!

Amados irmãos e irmãs:

C Todos enfrentamos tempestades que geram perdas.

C Todos sofremos com a força da destruição de nossos sonhos.

C Todos somos atingidos com a força do vento e das ondas.

C Mas, por que, para alguns parece ser mais fácil?

2. A Importância de sabermos quem somos de fato (v.40)

C “sois tímidos” – grego: “deilós” – significa: covarde, tímido, receoso, medroso:

o Aquele que não enfrenta...

o Aquele que não tem coragem...

o Aquele que é medroso demais...

o Aquele que se acovarda... (que amarelou)

C “não tendes fé”:

o Fé não é alimento da coragem;

o Fé não é fortificante dos preparados;

o Fé não é combustível espiritual;

o Fé é a certeza de fatos que não podem ser vistos ou provados, mas são fatos!

C “possuídos de grande temor” – grego: “fobos”: significa fobia, medo do desconhecido.

C Nós somos assim! Nossa concepção de fé está errada diante de circunstâncias difíceis – achamos que o poder está em nós.

C Não é difícil de encontrar pessoas que lutam sozinhas e vão até aos limites máximos de suas forças...

C Sabem por que é Jesus quem tem de revelar o estado de nossa fé?

o Nós fingimos que somos fortes;

o Não admitimos fraqueza diante dos outros;

o Achamos que se tivermos mais tempo ou mais recursos, nós daremos conta de tudo sozinhos...

3. Podemos contar com a GRAÇA de Jesus nas tempestades

C Jesus é SENHOR do tempo!

C Jesus é SENHOR da vida!

C Jesus é SENHOR da criação!

C Ele está presente no barcoestá sobre o travesseiro;

C Ele está na espera – ele não invade nossa privacidade;

C Eles estavam enfrentando a tempestade sozinhos até onde deu... as latinhas estavam trabalhando...

C Ninguém o “acordou” enquanto a situação não chegou no limite!

C Jesus revelou graça:

o “por que sois tímidos?” – o travesseiro está aqui! – “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Sl 46:10)

o Há um travesseiro para você descansar – “Vinde a mim os que estais cansados e sobrecarregados... e achareis descanso para vossa alma” (Mt 11:28-29)

o Vá para o travesseiro enquanto eu repreendo os ventos...

o Vá para o travesseiro enquanto eu mando que o mar se acalme e emudeça...

o A sua noite de sono é um presente da graça de Deus!

o Entregar o caminho ao Senhor e confiar nele (Sl 37:5) é a revelação da Graça.

o O travesseiro é uma noite de paz – (Jo 14:27)

o O travesseiro é aquilo que precisamos para descansar em Deus – entrega total!

o Deixe tudo no altar! Entregue tudo no altar: preocupações, medos, temores, fraquezas, enfermidades, coisas que saíram do nosso domínio, do nosso controle...; vidas das quais não temos mais autoridade sobre elas...; corações arrebentados pelas lutas...; deixe tudo no altar!

o Peça para Deus tomar sobre si! Lance a sua ansiedade sobre ele (1ª Pe 5:7)...

o Entregue agora! Não volte para casa com esta tempestade sobre sua cabeça...

domingo, 3 de julho de 2011

Buscar e Salvar o Perdido

& Lucas 19:1-10 (v.10)

“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (v10).

Temos uma informação importante no texto de Lucas que Zaqueu era “filho de Deus” – sobre ele ainda estava a proteção da velha aliançacrer e esperar pela vinda do Messias e guardar os mandamentos.

C O próprio Jesus disse em Mt 15:24 que havia vindo para as ovelhas perdidas da casa de Israel.

Mas o que é um perdido?

Tenho 3 Propostas:

1º) Alguém que está no caminho errado (João 14:6)

C O Pr. Ed René disse certa vez que: “Quem não lê a Bíblia, anda sem mapa!”; “Quem não segue o que está escrito na Bíblia tem pouquíssimas chances de se dar bem na vida!”.

a) Está no caminho errado porque desencaminhou-se – é um “sem rumo”.

C Este é aquele que criou outro caminho, ou simplesmente saiu da rota, ou ainda, conhece um atalho...

b) Está no caminho errado porque foi ensinado errado.

C Foi conduzido erradamente...,

C Ou está usando um “mapa” sem garantias (antigamente na antiga Rodoviária do Gricério – o sujeito chegava do Nordeste e era iludido para comprar um terreno na praia – os mapas eram adulterados e muitos compraram terreno no meio do mar).

c) Está no caminho errado porque defende a antiga idéia de que “todos os caminhos levam a Deus.

C Há apenas um único caminho para Deus – Jesus – Jo 14:6.

2º. Alguém que está perdido em seus problemas e dificuldades:

a) Estão em dúvidas quanto ao passo certomomentos de decisões e de indecisões...

b) Estão em dúvidas quanto à vontade de Deus – um campo desconhecido, às vezes desinteressante (não é visto como prioridade); ou ainda com deficiência espiritual => quando é a situação material quem domina e orienta toda a vida.

c) O que a Bíblia ensina? Há balizamento para todas as áreas.

3º. Alguém que está perdido nos conceitos sobre a vida:

1º Conceito: “A vida termina quando a pessoa morre!” – fatalismo – dizem: “aproveite a vida agora!”.

2º Conceito: “Reencarnamos após a morte, até nos aperfeiçoarmos” – “tenho outras oportunidades além desta vida!”.

3º Conceito: “Todos serão aceitos por Deus, é só fazermos por merecer!” – “faço tudo certo e conquisto o coração de Deus”.

4º Conceito: “Sempre vivi uma vida exemplar – tenho dado esmolas, nunca roubei, nunca...” – “minhas boas obras compensam e anulam os meus pecados”.

Jesus disse que veio fazer duas obras em favor do Perdido:

1ª Obra: Veio buscar o perdido!

C É Deus quem busca o perdido para si – não é o perdido que acha a Deus em seus descaminhos!

C É Deus quem vai ao seu encontro quando ele reconheceu que se perdeu – há muitos que não reconhecem!

C É uma busca bem sucedida, pois Deus o encontra;

C É uma busca dentro dos limites do salvamento;

C É uma busca em que o salvamento é totalmente possível.

C Jesus buscou a Zaqueu - um homem perdido em seus conceitos!

C Jesus o encontrou no momento certoele estava preparado – v.3: “procurava ver quem era Jesus...”;

C Jesus ofereceu a ele uma oportunidadeele a aceitou – “recebeu-o com alegria” – v.6;

2ª Obra: Veio salvar o perdido!

Diferenciação: Salvação e Salvamento

Salvamento: livramento de uma ou mais situações de perigo – para você entender, funciona mais ou menos assim: Você vai a Deus como vai a um médico em busca de cura – não requer compromissos posteriores – você comprou os remédios, pagou a consulta, voltou no dia do retorno e ganhou alta.

Salvação: termo teológico => tem a ver com o livramento da condenação eternatem implicações com todo o restante da vida.

C Na busca Jesus providencia o livramento de situações da vida cotidiana: enfermidades, crises, problemas.

C Na Salvação Jesus providencia a libertação da condenação eterna.

C Zaqueu foi salvo porque reconheceu sua condição humana – ele não se defendeu dizendo-se justo;

C Jesus o salvou porque Zaqueu reconheceu que carecia dele – Romanos 3:23;

C Jesus o salvou porque Zaqueu o recebeu com alegria – Mateus 11:28-30;

C Jesus o salvou porque Zaqueu não tinha interesse de fazer dele um servidor de bênçãos – Tiago 4:2

C Jesus o salvou porque Zaqueu abriu o seu coração – Lc 19:9

C Jesus o salvou por causa de seu amor gracioso, e como prova desse amor, morreu numa cruz por ele – João 15:13.

Conclusão: Você está perdido? Está desencaminhado na vida? Seus conceitos sobre Deus não oferecem segurança?

C Tenho boas notícias: Jesus veio para buscar e salvar vocêReceba-O com alegria!