OBRIGADO POR ACESSAR

Olá queridos amigos e amigas.

O Projeto Betesda é um espaço para você encontrar uma palavra de misericórdia, ânimo e esperança.

Nossos contatos são: ateosilva@gmail.com
Fone (35) 3441-1739

Ligue Pra Vida: (35) 3441-7136 - Neste número você encontrará uma palavra amiga para todas as horas do dia. O serviço é gratuito e você ainda pode deixar gravado o seu recado.

Um Abraço caloroso!

Revº Antonio Teotonio da Silva

Pesquisar este blog

sábado, 21 de maio de 2011

Buscando a Qualidade (2ª Parte)

& Ageu 1: 1 – 15

Introdução: Re-edificar o Templo:

Resumo histórico do Templo de Jerusalém:

C Saída do povo de Israel do Egito => Deus instrui Moisés a construir o Tabernáculo – Êx 25ss.

C 440 anos depois da saída do Egito, (400 anos na Terra Prometida) Salomão construiu o 1º Templo (1º Reis 8 e 2º Crônicas 2 – 7) – ano 986 a.C.

C 410 anos depois este Templo foi destruído por Nabucodonosor – rei da Babilônia, local do exílio do povo de Judá por 70 anos.

C 70 anos depois, ano 516 a.C. => Reconstrução do templo por Zorobabel.

Vamos agora aos motivos:

· O Tabernáculo foi construído no momento em que Deus percebeu que não podia mais se comunicar pessoalmente – o Pecado havia aumentado: rejeição e descontentamento.

· A geração posterior que entrou na terra da promessa também teve problemas com o descontentamento do povo em relação à vontade de Deus – pediram um rei para governá-los.

· Salomão teve um período de prosperidade, por causa de sua obediência ao Senhor, mas depois se envolveu com outros povos e trouxe para Jerusalém outros deuses.

· O pecado reinou no coração de sua descendência por muitos anos, até que Deus permitiu que a Babilônia invadisse Jerusalém e levasse o povo para o cativeiro – 70 anos de castigo.

U Que pecado era esse? O Afastamento de Deus:

· O povo de Deus estava saindo de uma situação de escravidão – nos dias de hoje seria o mesmo que sair de um período de problemas, de pressões, de angústias e tribulações...

· O que fazemos quando a situação está sem controle em nossa vida? Buscamos a ajuda de Deus.

· O que fazemos quando saímos da situação de desconforto e passamos a saborear as delícias das bênçãos?

· Este foi o problema dessa nação. Enquanto estavam sofrendo debaixo da terrível escravidão – buscavam ao Senhor.

· Depois de passado o sofrimento, agora sob o gostinho da vitória, a “Casa de Deus” foi abandonada.

O que Deus faz com este povo?

1. Considerai o vosso Passado! => Ag 1: 5 – 6

Considerai o vosso passado:

C Semearam muito e colheram pouco;

C Comeram, mas não se fartaram;

C Beberam, mas se saciaram;

C Vestiram-se, mas não se aqueceram;

C Receberam salário e o colocaram num bolso furado.

C Esperaram o muito, mas veio a ser pouco;

Porque? v. 9 => “... por causa da minha casa que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vocês corre por causa da sua própria casa (material)”.

W O trabalho de re-edificar o Templo começa pela re-edifica-ção da vida espiritual.

vv. 10 – 11 => (2º Crônicas 7: 13 aconteceu)

· os céus retém o orvalho e a terra os seus frutos;

· fiz vir a seca sobre a terra...

· como, também sobre homens, animais e sobre todo trabalho das mãos.

2. A Necessidade Urgente de Atender e Temer – v. 12

Zorobabel e Josué e todo o resto do povo atenderam à voz do Senhor... e o povo temeu diante do Senhor (v.12)

· Atender e guardar... (apenas ouvir com atenção);

· Atender e anotar... (tom de importância);

· Atender e executar... (Mt 7:24-27 – edificação da vida no Senhor).

· Atender e temer – uma ação com a intenção de glorificar a Deus antes de qualquer outra motivação...

3. Despertamento Espiritual – vv.13-15

· “Então...” O Senhor despertou o espírito: Zorobabel, Josué e o povo => eles se puseram ao trabalho na Casa do Senhor, seu Deus. => 1ª Coríntios 6: 19

Note a importância do Tempo (v.15): ao 24º dia do sexto mês – “23 dias” foi o tempo de Deus para o despertamento deste povo.

Conclusão: v. 13 => “Eu sou convosco, diz o Senhor”.

Na verdade, muitos anos depois da destruição do Templo de Jerusalém – 1.900 anos; Deus está conclamando o seu povo para re-edificar o seu Templo – NÓS!

Deus continua não pensando em habitar em estruturas de cimento, pedra, madeira e alvenaria...

Deus ainda deseja habitar nos corações de seus filhos... um tempo de intimidade e relacionamento conosco.

· Quanto tempo Deus tem trabalhado em sua vida?

· Quanto tempo desperdiçamos e a obra parou?

· Quanto tempo ainda temos?

Rubem Alves disse certa vez: “É errado perguntarmos às pessoas quantos anos elas têm. O certo é perguntar-lhes quantos anos você não tem mais – esse tempo todo mundo já sabe (é que já vivemos e talvez, desperdiçamos), mas o que nos resta de nossa vida, não sabemos”.

· Se você descobrisse hoje que ainda têm 20 anos de vida e fosse revelado a você que o que vai ser contado dela é somente aquilo que acumulamos nos céus e a glorificação de Deus, o que você faria com o tempo que lhe resta?

Deus quer fazer a obra de transformação de um coração solitário e sofredor num Templo majestoso! Ele deseja trabalhar em nossos corações. Só há um pequeno entrave: é preciso a sua autorização para iniciar a obra!

O que você vai fazer agora?

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Buscando Qualidade

& 2º Crônicas 7: 1 – 18

Introdução: A igreja de hoje vive sob a sombra de duas palavras: Quantidade e Qualidade. Somos os inventores da frase que diz: “Quantidade sem qualidade não interessa; preferimos ser um grupo pequeno, mas com qualidade”.

Charles Swindoll em seu livro “Vidas Incríveis” – vol.2, inicia um empolgante estudo sobre a vida de Saul dizendo que as linhas do enredo das histórias das pessoas podem ser idênticas por apenas alguns tipos comuns, de onde ele cita 4:

1º. Algumas pessoas são como carros de corrida na pista - correm demais e sempre no mesmo sentido, param apenas para abastecer; investem cada minuto da vida nesta atividade e muitas vezes acabam suas vidas como seus tanques: vazias;

2º. Existem aqueles que são como meteoros – emergem num instante e brilham com a fama instantânea, porém, tão logo se tornam populares, explodem e se queimam;

3º. Outras pessoas lembram rios calmos e profundos – sempre fiéis e perseverantes, não têm ambições e estão dispostos a auxiliarem outras pessoas, mesmo sabendo que nunca chegarão às manchetes, apenas correm mansa e fielmente no seu leito;

4º. Outros ainda têm o formato de um telhado – (um tipo de pessoa muito mais comum do que imaginamos):

C A vida começa em uma subida agradável e tranquila;

C Têm o destaque dos talentos de Deus;

C Têm uma beleza que os destaca;

C Têm um intelecto superior aos demais;

C Reúnem todas as vantagens para o sucesso;

C Quando chega no topo faz muitas contribuições importantes;

C De repente... algo acontece.

C “Talvez várias coisas ao mesmo tempo. Já no pico, ela começa a descer e o resto de sua vida se movimenta em direção oposta, descendo sempre. Uma vida de grande promessa começa a se desfazer. De modo surpreendente, aquele que começou bem se caracteriza pela rebeldia, escândalo, desapontamento, embaraço, e por fim o fracasso total” (p.4).

O que está faltando para que o ser humano encontre o seu papel e seja bem-sucedido? Resposta: O Selo de Qualidade

Onde está este Selo de Qualidade?

C Foram criados para dar autenticidade; livrar os produtos de fraudes.

C Em alguns casos, alguns produtos têm marcas famosas (apresentam o selo de qualidade falso), mas são fabricados por falsificadores – são “orichinais”.

É certo que podemos encontrar na Igreja muitos crentes que não apresentam “SELO DE QUALIDADE” => Carregar Bíblia, decorar versículos, freqüentar os cultos, falar de milagres e outros costumes não são requisitos para que alguém receba um SELO!

C Judas andou com Jesus por toda sua jornada, viu os milagres, recebeu todos os ensinamentos, participou da Ceia como um dos discípulos, mas a Bíblia o chama de “filho da perdição” (João 17:12) – e este é o seu selo!

Nós estamos fazendo uma leitura num texto do Antigo Testamento, quando Salomão conseguiu a autorização para construir um Templo para Deus => A CASA DE DEUS.

C Sabemos que Deus disse para ele e para seu pai, o rei Davi, que não habitaria em casa feita por mãos humanas.

C Se lermos a partir do cap 2, perceberemos os preparativos de Salomão na edificação => Tudo da mais alta qualidade!

Acabado o templo, chegou o momento da Consagração: Um Culto de Gratidão a Deus seguido de uma grande festa, aliás, três festas => 23 dias.

U No primeiro momento acontece o oferecimento de Sacrifícios diante do Senhor: v.4 – 5:

v 22.000 bois

v 120.000 ovelhas

Motivos: “Porque o Senhor é bom e sua misericórdia dura para sempre” vv. 3 e 6.

U No fim da festa, 23 dias depois, todos se foram alegres e de coração contente por todo bem que o Senhor tinha feito a eles.

CE Deus? Ficou impressionado com a Festa?

C Será que a Qualidade Total de tudo o que foi empregado naquela construção era de importância vital para agradar a Deus?

Vamos tentar responder a partir da seguinte questão:

C Deus desejava habitar no Templo Físico? ou

C Deus desejava habitar na Vida das pessoas?

1. Deus aparece a Salomão – v.12

v. 12 => “De noite, apareceu o Senhor a Salomão e lhe disse...”:

C “ouvi a tua oração...” – ...{onde? No Templo ou no quarto?}

C “... e escolhi para mim este lugar...”

...{“este” tem a ver com o local onde Salomão estava?}

o “Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva...”

o “... se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra...”,

o “... ou se enviar a peste entre o povo...”. (verso 13)

v. 14 => Se o meu povo, que se chama pelo meu nome:

1º. Se humilhar... ...{Contraste com a Opulência da Festa}

2º. Orar e me buscar... ...{ Mt 6:5-6 => em secreto }

3º. Se converter dos seus maus caminhos...

...{Deus quer o Coração e não um Salão!}

Resultados:

a) Eu ouvirei1 dos céus, perdoarei2 os seus pecados e sararei3 a sua terra; ...{ Resposta ao v.13}

b) Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos... ...{Porque a sua misericórdia dura para sempre}

c) Escolhi e santifiquei esta casa: ...{Qual casa?}

C Para que nela esteja o meu nome para sempre – Gálatas 2:19-20 “Estou crucificado com Cristo; logo já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”. É uma marca de Cristo – ela é visível, chama-se vida transformada.

Tenho saudade daqueles tempos em que as pessoas vinham para a igreja, e ao converterem-se, apresentavam seus testemunhos de mudança de vida. “Eu vivia assim... depois que conheci a Jesus e entreguei a minha vida a ele, ele transformou o meu coração – sou uma nova pessoa agora”.

Dias atrás ouvi alguém dizendo assim: “Meu patrão foi transformado pelo Evangelho!”. Daí meu amigo indagou: “Mas ele sempre foi uma pessoa boa, só lhe faltava um encontro com Deus”. A pessoa rebateu: “Não meu patrão! Eu o conheci no ‘antes’ e no ‘depois’; hoje eu posso afirmar: ele é um novo homem!”.

Os “tristemunhos” de hoje são assim:

C “Eu estava doente e sem chance de ser curado pela medicina, daí fui na igreja tal e depositei a minha oferta de fé e fui curado”; outro diz:

C “Eu estava endividado e fui na igreja tal, fiz isso e aquilo outro e agora estou próspero...”

C nenhuma palavra sobre mudança de caráter,

C nada sobre temor da perdição eterna,

C nada sobre transformação do coração pecaminoso – nada!

C Apenas a arrogância de ter sempre o melhor para si e apresentar como uma conquista.

Deus disse a Salomão:

C Nela estarão fixos os meus olhos... 2º Crônicas 16:9 – os olhos do Senhor provocam temor. Não há nada que fique oculto aos seus olhos. Swindoll disse que “um pecado escondido na terra é um escândalo no céu”. Sim, ele aparece lá numa tela de 500” para que Deus e todos os anjos vejam!

C Nela estará o meu coração todos os dias – presença do coração de Deus junto de nós. Guarde bem a importância dessa casa onde Deus dedica o seu próprio coração. Onde está o coração de Deus, ali está o verdadeiro Deus!

Conclusão: v. 17 – 18

& Quanto a ti, se andares diante de mim (...) segundo tudo quanto te ordenei e guardares os meus estatutos e os meus juízos...”.

C 1º Samuel 15: 22 => “Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor que o sacrificar, e o atender, melhor do que gordura de carneiros”.

C Onde se adora a Deus e se obedece a sua palavra? No Coração ou no Templo Físico?

C Há algum coração disposto aqui hoje para ser um Templo de Deus, local da morada do Espírito Santo?

C Há alguém com desejo sincero de que sua vida seja transformada num Templo vivo?

C Domingo nós trataremos especificamente de como podemos ser este Templo – “Buscando a Qualidade”.

sábado, 11 de dezembro de 2010

O MELHOR PRESENTE DE NATAL É PARA VOCÊ!


& Lucas 2:10-11

O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que vos será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.

O que seria uma “boa notícia” de grande alegria para todo o povo?

A “Paz” imposta pela Polícia nos morros do Rio de Janeiro?

· Isso é para todos?

· Todos se beneficiam dela? Na 2ª feira já havia comerciantes reclamando que as pessoas estavam dentro de suas casas e, por conta disso, eles não estavam “faturando”!

· E os outros bairros da cidade que ainda continuam sob o domínio do tráfico?

· E se eles decidirem “migrar” para o interior do Estado ou para outros Estados?

A chegada do 13º Salário?

· Não vale para os funcionários que estão com os salários atrasados e nem sabem se vão receber...

· Não vale para quem não tem carteira assinada.

O sorteio da tão sonhada “Casa Própria”?

· Quantos vão ganhar uma casa?

· A sorte beneficia quem precisa?

Quanto mais buscamos por “boas notícias”, percebemos que elas não beneficiam a todos.

Por que a BOA NOVA DE SALVAÇÃO beneficia a todos?

& Isaías 9:1-7

1º. É Esperança para aqueles que estão aflitos – v.1

· É uma aflição causada pelo mal – sentido de domínio do mal nas esferas terrenas – maldade que se multiplica sobre a terra – maldade esta que é parte integrante da natureza humana - Gênesis 8:21;

· É uma aflição causada pelo pecado – Em algum momento de nossas vidas ficamos angustiados, frustrados e desanimados quando o gozo momentâneo do pecado termina.

· É uma aflição causada por nós mesmos – é a chamada ansiedade que nos aflige o coração. Perdemos o sono, as preocupações prejudicam a nossa saúde; prejudicam a nossa alimentação; prejudicam o nosso desenvolvimento espiritual e também nosso desenvolvimento emocional, além de atrapalhar-nos no trabalho.

Independente da compreensão que temos da origem da aflição é certo que as pessoas, em sua maioria, estejam sob algum grau de aflição.

Jesus se compadeceu das pessoas por onde as encontrava porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor – Mateus 9:36

Sim, Deus se incomoda quando o coração humano está aflito – sim, ele quer oferecer esperança de uma jornada sem aflição.

2º. É Esperança para aqueles que andam em trevas (pecado) – v.2

& Mateus 1:21 => “Porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” => objetivo da vinda de Jesus!

& Romanos 3:23 => “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”;

& Romanos 6:23 => “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

& 1ª de João 1:9 => “Se confessarmos os nossos pecados, ele é e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

Toda a Bíblia está concentrada em oferecer esperança para pecadores – libertação do domínio do pecado para que possamos andar na luz.

3º. É Esperança para aqueles que estão oprimidos – v.4

3 categorias:

Aqueles que estão carregando um jugo pesado sobre os seus ombros – v.4a

& Mateus 11:28-30 => convite de Jesus para abandonarmos o jugo do mundo e levar o seu jugo;

Aqueles em que a vara lhes fere os ombros – que estão escravizados – v.4b

& Lucas 4:18-21 => Jesus disse que a libertação de quem estivesse cativo e pôr em liberdade o oprimido estava entre as suas responsabilidades ministeriais;

Aqueles cujo “cetro” do mundo opressor exerce domínio sobre suas vidas – v.4c

& João 16:33 => Jesus venceu o mundo;

& Isaías 14:5-6 => “Quebrou o Senhor a vara dos perversos e o cetro dos dominadores, que feriam os povos com furor, com golpes incessantes, e com ira dominavam as nações, com perseguição irreprimível”.

& Hebreus 1:8 => citando o Salmo 45:6-7: “mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino”.

O grande problema dos nossos dias é que você e eu não precisamos ser pobres ao extremo para sermos oprimidos. A opressão está em todas as camadas da sociedade:

· Oprimido na família;

· Oprimido no casamento;

· Oprimido no relacionamento;

· Oprimido no trabalho;

· Oprimido nas compras (endividados e compulsivos);

· Oprimido na escola (vítima do bulling);

Essa opressão é maligna e Deus deseja libertar o ser humano para que este viva para adorá-lo.

Por esses motivos a BOA NOVA DE SALVAÇÃO é uma grande obra de Deus para nos trazer esperança.

Deus não poupou gastos – nesta obra, ele apresentou um projeto de grande alcance que foi planejado para beneficiar toda a humanidade – seu Filho Unigênito foi dado por nós!

sábado, 9 de outubro de 2010

Como dissipar a Síndrome do Medo


& Isaías 6:1-13 (2º Crônica 7:11-22)

Resguardas as devidas proporções, o Profeta Isaías estava atravessando uma transição de governo (que acontecia quando acabava o mandato do rei, por causa da sua morte). Neste momento da história daquele país, o que nos impressiona é a similaridade da situação em particular que o povo de Judá estava enfrentando; situação de incertezas e medo – com a síndrome do medo que se instalou no Brasil por conta das informações e declarações veiculadas por todos os tipos de fontes de comunicação, seguras ou não (boataria).

O rei Uzias estava “deixando” o governo depois de 52 anos em que Judá desfrutou de grande prosperidade. Em seu governo, Uzias reduziu a ação dos seus inimigos (insegurança deixada pelo reinado anterior) e teve grande expansão da agricultura e da pecuária e das exportações pelo porto de Acaba, ampliando as riquezas do reino. Toda população estava satisfeita com seu senso de justiça e sua governabilidade. Seu governo deixou saudade!

Agora, quem iria governar a nação? Que mudanças seriam feitas? Quais eram os níveis de negociações movidas pelos interesses militares, civis e sociais? Na verdade o momento era de incertezas: todos temiam por mudanças, temiam a possibilidade da implantação do caos advinda do “jogo de poder”, das alianças com outros “reinos”.

O que Isaías nos ensina? Por que a Palavra de Deus é atual para esse nosso momento de incertezas quanto a governabilidade de nosso País?

1. Isaías nos ensina a olharmos para o Rei – o Senhor dos Exércitos – ele aprendeu que a sua vida pertencia a um reino que não é deste mundo. Os olhares de todos estão no cenário atual, nas questões atuais e na manutenção das conquistas atuais. Estamos nos acostumando com as benesses das conquistas deste reino, com as garantias das leis estabelecidas e votadas no nível terreno, nível aliás inconstante, limitado, inseguro, sujeito ao exercício do poder e flexível à vontade humana.

a) Tem a ver com a segurança e paz interior – algo que situação adversa nenhuma poderá tirar. Ninguém pode roubar de nós a Paz de Deus que está em Cristo Jesus – Filipenses 4:6-7; João 14:27;

Isso não indica que não precisemos temer pelas mudanças que estão sendo propostas, mas num curto espaço de tempo, sem um prévio e cuidadoso conhecimento, não podemos nem fazer um juízo de valor e muito menos crer que nossa vontade será respeitada de agora em diante simplesmente pelo “exercício” de uma cidadania que nunca ligamos para ela.

Indica que precisamos estar preparados para enfrentar toda e qualquer situação com o espírito de sabedoria, com humildade, em oração; buscando conhecer os desígnios de Deus.

b) Tem a ver com garantias eternas – algo que está no nível superior de nossas conquistas. Os governos do mundo podem fazer tratados e oferecer garantias para o bem-viver, porém, elas nunca serão eternas – eles sempre estarão diante de alguma “promessa” que não poderá sustentar ou cumprir na totalidade.

Todos somos expostos a uma enxurrada de frases de efeito que têm por objetivo principal criar um conceito de que as nossas maiores necessidades estão ou estarão sendo supridas por meio dos setores da saúde, da segurança pública, da educação, da economia, do transporte e também do conforto. Ansiamos por isso, no entanto essas áreas não respondem todas as nossas perguntas, não saciam todas as nossas sedes, não sustentam a profundidades do anseio da alma humana, e por isso mesmo, não tem poder para produzirem a segurança que nós precisamos e clamamos que nos sejam dadas.

Israel e Judá já haviam experimentado outros tempos de prosperidade e também de escassez. Já haviam vivido sob a delícia do governo abençoado, destilando alegria, segurança, alimento e riquezas; mas também haviam experimentado o amargoso sabor de serem cativos, escravos de tudo, especialmente de suas próprias cobiças. Eles aprenderam uma lição muito útil para nossa sede moderna – Deus é o fundamento de nossa existência – tudo o que precisamos para viver está disponível no contexto de um relacionamento com Ele.

c) Tem a ver com o poder do Deus que luta por nós - descrito na Bíblia como Senhor dos Exércitos – Ele é o nosso Criador, o nosso Sustentador, o nosso Redentor, o mais interessado no bem estar do ser humano do que qualquer outro ser, seja no céu ou na terra. Aqui há uma questão que movimenta todas as vidas existentes na terra – o interesse. Padecemos quando o suprimento de nossas necessidades não é do interesse de alguns; nos beneficiamos quando ele é do interesse de outros. É esse jogo de poder, que constrói amarras e estabelece regras, consenso, diretrizes e fecha acordos que tem tirado o sono de muitos, inclusive de muitos religiosos. Pastores estão com medo de que suas igrejas sejam atingidas por alguma lei aprovada na calada da noite – quem sabe num momento em que Deus esteja sonolento ou ocupado com assuntos de países do Primeiro Mundo. A Bíblia nos declara com toda autoridade que as portas do inferno não prevalecem contra a igreja de Deus! Eu e você vamos sofrer? Pedro, Paulo, João, Jesus – todos sofreram, todos foram perseguidos – porque Deus nos deveria poupar de sofrimentos? Que Bíblia os evangélicos andam lendo?

2. Isaías nos ensina a vivermos uma experiência diferenciada de vida – os versos 5 a 7 descrevem que não precisamos ser como os demais, fazerem o que eles fazem, pensar como eles pensam e falar o que eles falam – no Altar de Deus há a “brasa da restauração” responsável pela mudança;

3. Isaías nos ensina fazermos a diferença (v.8) – Deus nos chama para fazermos a Sua vontade no mundo – nós podemos mudar uma sociedade, não por um simples e cobiçado voto – votar é uma responsabilidade e um direito, mas à curto prazo não haverá mudanças substanciais. A diferença é feita por meio da vida transformada pela “brasa da restauração” que é a ação do Espírito Santo em nossa vida. Isaías e seus contemporâneos nem tinham direito de escolha, não havia eleição, não havia partido político para se filiarem (Ô Bênção!). Eles não tinham imprensa (nem da direita e nem da esquerda), Não havia boca de urna, nada, nada! Havia somente um clamor (mesmo íntimo, sem som, nem palavras) ao Deus que tem tudo sob controle.

Você está com medo do futuro? Deus é Soberano! Tudo está sob o seu mais perfeito controle – leia o Salmo 22. O futuro do Evangelho, da Igreja e família cristã não está destinado a leis, emendas, contratos, ações e ou programas de governos, mas está sob os critérios soberanos de Deus!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Quem me tocou?


Texto Bíblico: Marcos 5:24b-34

Qual o propósito desta pergunta de Jesus? 3 Propósitos!

1. Fazer com que a pessoa saia do anonimato
  • O Ser humano é único – singular;
  • Ali estava uma pessoa necessitada;
  • Ela estava no limite de suas possibilidades;
  • Ela estava desacreditada – “desenganada”;
  • O povo de da cidade a via como uma doente grave;
  • Seus vizinhos a tinham por coitada;
  • Seus parentes a viam como um problema;
  • As clínicas a viam como sem recursos;
  • A religião a via como impura.

Jesus não revela a sua identidade para deixá-la envergonhada – ele estava prestes a declarar a sua verdadeira identidade => “FILHA”.

2. Fazer com que a verdade seja declarada – v.33
  • Ela estava cônscia de sua verdadeira necessidade;
  • Seu toque em Jesus representava que atitude?
  • Qual era a intenção de seu coração diante de Jesus?
  • O quanto de intenção pura tem o conteúdo de nossas orações?
  • Há egoísmo clamando por benefícios espirituais ou materiais?

3. Fazer com que se conheça as obras de Deus – v.33
  • A mulher curada se viu cheia de temor;
  • Ela tremeu diante da ação de Jesus;
  • Ela tinha consciência do que havia sido operado em seu corpo;
  • O resultado: Glorificação de Deus!
  • Ela se prostrou diante de Jesus.

Aprenda estas verdades:
  • As obras de Deus não devem produzir exibicionismo;
  • Não devem produzir orgulho;
  • Não devem produzir divisões de classes espirituais;
  • Não devem produzir satisfação própria;
  • Não devem produzir competição entre irmãos na igreja;
  • Elas devem produzir a glorificação de Deus!
  • Devem produzir testemunho verdadeiro!
  • Devem produzir temor de Deus!

terça-feira, 25 de maio de 2010

COMO DEUS NOS VÊ


Estamos sempre rodeados de pessoas que carregam um sentimento de depreciação em relação a si mesmo. Talvez as pessoas nunca tenham demonstrado a elas o seu real valor.

O problema é que o mundo não tem habilidade e nem sensibilidade para reconhecer o valor das pessoas, porque ele não pode sondar o que há no interior delas.

Ao contrário da ação do mundo, Deus pode penetrar em nossas mentes e corações, a fim de sondar o que há de valor dentro deles. Por isso, aqueles que entregaram as suas vidas a Jesus como Senhor e Salvador, são vistos por Deus de outra maneira. Veja abaixo como Ele nos vê:

1) João 1:12; 1ª Pedro 2:9 – como seus filhos e sua propriedade exclusiva;

2) Romanos 8:35-39 – como alguém Ele ama e que nada poderá nos separar desse amor;

3) Efésios 1:4 – como pessoas que foram escolhidas por Ele;

4) João 17:9,12,14 – como um presente que Ele deu a Jesus;

5) Romanos 8:28,30 – como pessoas que Ele chamou para um propósito divino.

6) João 17:9; Hebreus 7:25 – como alguém digno da intercessão de Jesus.

7) Efésios 2:18; 3:12 – como alguém que tem acesso a Ele através de Jesus;

8) Colossenses 2:13-14 – como alguém que Ele já perdoou e pagou a dívida do nosso pecado na cruz de seu Filho;

9) Romanos 8:1 – como alguém que não está mais condenado;

10) Filipenses 4:13 – como alguém que deve ser fortalecido para cumprir com os propósitos Seus;

11) Efésios 2:10; Filipenses 1:6; 2:13 – como alguém que é obra Sua;

12) 1ª Coríntios 6:19; João 14:16 – como alguém que foi transformado em morada do Espírito Santo;

13) João 6:47 – como alguém que tem a vida eterna;

14) João 10:10 – como alguém que tem vida abundante;

15) Romanos 5:1 – como alguém que tem paz com Ele por meio de Jesus Cristo, seu Filho;

16) Filipenses 4:7 – como alguém cuja paz dele em nós supera qualquer modo de entender;

17) Colossenses 1:13 – como alguém que foi liberto do domínio das trevas e levado para o Reino de Seu Filho, Jesus Cristo.

18) Filipenses 4:19 – como alguém que Ele supre todas as necessidades, em Cristo Jesus, segundo a riqueza da Sua glória.

(adaptado do Livro: Vida Restaurada, de Sandra D. Wilson – Ed. Betânia, 2004, pág. 206-207).

Você ainda não tem esta confiança de que Deus o vê desta forma apresentada em sua Palavra? Venha para Jesus hoje mesmo!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

A Contribuição das Mães na Formação de Grandes Homens e Mulheres de Deus


 Êxodo 1:15-22; 2:1-10

Introdução: Queremos falar de uma mulher grandemente usada por Deus, porém, como uma personagem oculta – trabalhando nos bastidores da vida.

Quantas mães não contribuíram fortemente na formação de pessoas que fizeram grandes coisas, mas nunca apareceram no cenário de glória dos grandes feitos.

Assim é Joquebede, cujo nome só aparece em Êx 6:20, para falar da linhagem de seu marido.

É muito fácil detectar a visão de Joquebede:

a. Passo de Fé:
 Escondeu o filho por três meses => como?
 Colocou o filho num cesto para descer à salvo pelo rio – essa loucura motivada pela fé e desejo de salvar seu filho da morte;
 Criou-o, ensinou-o, orientou-o para entregá-lo ao Egito – fez cada tarefa como se fosse a única oportunidade;

b. O que havia nela?
 Determinação;
 Firmeza de propósito;
 Força e garra;
 Sensibilidade (a Deus);
 Disposição para enfrentar dificuldades;
 Fé;

c. Que categorias ela estabeleceu?
 Critério Tempo => 3 meses e 3 anos;
 Critério Sabedoria => cada momento, cada palavra, cada ato;
 Critério Prioridade => o que e como investir nele;
 Critério Esperança => “ele vai viver!”;
 Critério Propósito => “O que Deus tem para ele?”;
 Critério Qualidade => “Como formá-lo para enfrentar a realidade do mundo em que crescerá?” – Provérbios 22:6;

Por que Joquebede é personagem oculta, apesar da importância de seu papel?

1. Por que Deus é o Agente da História

Nós pensamos que é ser humano que é o agente da história – de vez em quando somos surpreendidos por uma proposta irrecusável de um livro escrito por um pregador famoso, ou por um cd de Sermão, que se não adquirirmos e ouvirmos para obedecermos aos passos sugeridos pelo autor, seremos fracassados.

Joquebede não caiu na rede das celebridades;
 Ela não entrou na ilusão da fama;
 Ela sabia muito bem o que era exigido de seu papel;
 Ela descobriu, aprendeu que Deus é o Agente da História:

 Ele criou temor nas parteiras para não sacrificar os meninos;
 Ele tornou as hebréias fecundas;
 Ele separou um casal – Anrão e Joquebede (6:20);
 Ele abençoou a esta mulher com o nascimento de Moisés;
 Ele sustentou-a nos 3 meses que teve de esconder a criança;
 Ele falou ao seu coração sobre o cesto para enviar a criança para o desconhecido, a fim de salvá-lo;
 Ele preparou a filha de Faraó para receber e amar aquela criança;
 Ele colocou Miriã, irmão do menino, no lugar certo para orientar a princesa em como criá-lo até que desmamasse;
 Ele devolveu o menino à sua própria mãe para criá-lo até o seu desmame;

2. Porque Deus tinha sonhos para Moisés
 Os sonhos de Deus começam em casa – lembra-se de José?
 Os sonhos de Deus nascem nos corações dos pais tementes a Deus;
 Os sonhos de Deus se revelam por meio de atos de fé – por isso alguém precisa estar firme com Deus no momento da crise.

3. Porque Deus sempre usa crises para abençoar uma família
 Faraó tinha o poder para mandar matar – Deus tem o poder de preservar a vida – João 10:10; Hebreus 2:14;
 Enquanto os vizinhos de Joquebede viam e choravam aquela terrível perseguição, Deus cuidava de quem depositou o seu coração e a sua esperança nele;
 Enquanto não havia nenhum cenário de bonança, Deus estava criando a maior estratégia de Salvação para o seu povo – 80 anos depois, mais de 2 milhões de hebreus deixariam o Egito – o lugar da escravidão, para uma terra que mana leite e mel.

Concluindo: Pense um pouquinho agora: Já imaginou se...
 Joquebede fosse incrédula?
 Ela fosse ansiosa, medrosa?
 Ela fosse imatura, ingênua?
 Ela não tivesse intimidade com Deus, achando que isso era responsabilidade de seu marido levita?
 Ela fosse pretensiosa e egoísta – pensasse só em si e no seu bem estar?
 Ela fosse uma celebridade, preocupada com as luzes, o brilho e o esplendor da fama que o mundo oferece?

O papel da maternidade é, na essência, realizado nos bastidores – mães cujos filhos mudaram o mundo, foram personagens ocultas – isso nunca foi impedimento ou barreira para a verdadeira mãe agir.

De que maneira você poderá contribuir na formação de grandes homens e mulheres de Deus?

Se sua vida pertencer a Jesus e seu coração for dedicado a ele, a resposta para o seu “papel oculto de maternidade” será:

Provérbios 31:28

“Seus filhos a respeitam e falam muito bem dela...” (NTLH)
“Em alta voz, os filhos proclamam-na, feliz...” (TEB)
“Seus filhos se levantam para cumprimentá-la (felicitá-la)” (EP)
“Seus filhos dizem aos colegas: ‘Minha mãe é formidável! É a melhor mãe do mundo...” (BV)